quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Não tem como fugir, não há como sair de casa!!!


Como vimos, a ecologia está diretamente ligada à nossa vida, pois é o estudo do planeta em que vivemos, a Terra. Bom, vamos imaginar o nosso lar, a nossa casa, não é a Terra, é a estrutura de tijolo e cimento em que você vive! Pode até não ser você, mas sempre há alguém que limpa, que cuida, que varre o local para ele ficar pelo menos “habitável”, ou até agradável. Mas mesmo assim, se você não fizer sua parte de arrumar seu guarda-roupa e seu quarto, por exemplo, ainda vai ter uma parte desse local que estará bagunçada, suja e, isso, prejudicará todo o resto, quer ver? Vamos supor que você receba uma visita em sua casa, ela está impecável, mas quando você vai mostrar o seu quarto ele está um desastre! Só dando um toque: fica feio é pra você!

A Terra é como essa casa. É nas pequenas ações, é na sua parte que está a decisão: uma casa -ou um quarto- bagunçado ou agradável e limpo.

Voltando ao exemplo, o que você faria se seu visitante falasse: “Que bagunça! Esse quarto está horrível”. Você tem quatro opções: morre de vergonha, acha indiferente, dá “aquela” desculpa ou sai de fininho. Outro toque: em relação ao nosso planeta, não há opção, quer ver outra vez?

Novamente, imaginemos a Terra como essa casa. UAU! Não tem como fugir, não há como sair de casa! Só se você for de foguete para outro planeta (mesmo assim, você não vai sobreviver muito tempo!).

Então, o que fazer???

A resposta está com você mesmo, quer ver de novo mais uma vez? Quando você chupar uma bala, por exemplo, não jogue o papel no chão, há latas de lixo nas ruas. E tem mais, não há apenas latas de lixo as ruas, como há coletas seletivas, latas especiais: metal, plástico, vidro e papel, sem contar as de lixo orgânico. Fazer isso em sua cidade, em seu bairro, rua ou até mesmo em sua casa é uma pequena ação que vai gerar grandes resultados, não só para o planeta, mas para você mesmo!

Ahh..., uma curiosidade: sabe por que esse papel de bala pode fazer uma grande diferença? Porque ele demora cerca três meses para se decompor. Agora imagine uma outra situação: imagine que em uma rua mora uma pessoa e, ela come 10 balas por mês, sendo que ela joga o papel da bala na rua. Em cinco meses ela vai ter comido 50 balas, entretanto apenas 30 papeis terão entrado em processo de decomposição, que poderá não ter sido finalizado.

Entretanto, se ela tivesse feito a coleta seletiva, 50 papeis de balas teriam sido reciclados e muito bem reaproveitados.

Para terminar, vamos voltar à primeira ilustração, a da casa.

Vamos imaginar agora que você tenha arrumado seu guarda-roupa e seu quarto e, quando sua visita o viu, ficou admirada e te deu um belo elogio por seu trabalho.

Você pode me perguntar: “O que eu ganhei?”. E eu vou te responder: vamos supor que sua visita também não cuide de sua casa ou, pelo menos, de sua parte e, ao ver seu exemplo ela mude de atitude. Então vou enumerar seus prêmios:

1) Você foi um exemplo;

2) Você foi homenageado com o elogio da sua visita;

3) Você tem um quarto arrumado;

4) Você não tem apenas uma “casa” habitável, você tem uma “casa” agradável.

Esse texto era para ser sobre problemas ambientais e ecológicos, poluição gás carbônico, etc., mas eu pensei que talvez nos precisemos mudar mais nas pequenas ações, naquelas que estão ao nosso alcance antes de tentarmos ser os super-heróis da Terra.

Então eu te pergunto: qual desses personagens você é? Qual deles você quer ser? E, qual deles você será daqui para frente?

Se não tem como jogar a sujeira para debaixo do tapete, é melhor começar a arrumar a casa, porque a sua visita está para chegar!


Texto:

Luiza Athouguia Abdalla

Pesquisa:

Maria Elisa Oliveira Fonseca

Larissa Azevedo

Imagens:

Maria Eduarda Lomba de Freitas

Melissa de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário