Quando pensamos ou ouvimos a palavra “ecologia” coisas como meio ambiente, natureza e animais, vem à nossa cabeça. Realmente, tudo isso está ligado ao assunto, mas não se resume totalmente a isso.
Essa palavra tem como origem a palavra grega “oikos” que tem como significado casa; e “logos” que significa estudo, reflexão, ou seja, é o estudo da nossa casa: o Planeta Terra, abrangendo temas como ecossistema, problemas ambientais, seres vivos, meio ambiente etc., que são assuntos que iremos trabalhar mais detalhadamente nos próximos meses.
“Conceitos ecológicos:
- Indivíduo: é a unidade de vida que se manifesta. É um representante de uma espécie.
- Espécie: é o conjunto de indivíduos altamente semelhantes, que na natureza são capazes de intercruzarem, produzindo descendentes férteis.
- População: grupo de indivíduos de mesma espécie Genericamente, uma população é o conjunto de pessoas ou organismos de uma mesma espécie que habitam uma determinada área, num espaço de tempo definido
- Comunidade ou biocenose: conjunto de espécies diferentes que sofrem interferência umas nas outras.
- Ecossistema é o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades” (Fonte: wikipedia.org)
Esse estudo vem ocorrendo no decorrer de muitos anos, mas só ganhou força em 1930 onde passou a ter um espaço próprio dentro da Biologia.
Dentro do contexto em que vivemos, a ecologia está presente nos problemas ambientais como aquecimento global e perfuração na camada de ozônio. Porém a ecologia não trata apenas de problemas, mas de assuntos como a nossa vida no planeta, hidrografia, vegetação, surgimento de vidas e espécies novas, coisas que estão ao nosso redor.
A primeira vez que a palavra ecologia foi utilizada, foi por um cientista alemão para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. Então, usando essa forma de estudo, conseguimos entender as diferenciações de especies, vegetações e climas. Entendemos as diferenças de comportamento das especies, estrututas de animais e plantas e, no final de tudo, conseguimos até entender melhor a nossa vida e o meio em que vivemos.
Por essas razões, convidamos ao blogueiros a acompanhar-nos nesse estudo e campanha de preservação do nosso planeta, pois queremos que esses textos sirvam para reflexão e ajuda na consientização de preservar nosso Planeta Terra.
Fontes:
wikipedia.org
Texto:
Luiza Atahouguia Abdalla
Pesquisa:
Luiza Athouguia Abdalla
Larissa Azevedo
Maria Elisa Oliveira Fonseca
Melissa de Paula B. A. Dias
Imagens:
Maria Eduarda Lomba de Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário