quinta-feira, 1 de abril de 2010

Terremotos em 2010 - O que está acontecendo com o planeta?

Vemos a todo tempo nos jornais, telejornais e revistas catástrofes por todo o mundo.

O que está chocando todo o mundo é a quantidade de terremotos que vem ocorrendo num pequeno período de tempo.

Por isso, vamos fazer uma comparação de quatro terremotos que aconteceram nesse início de ano.

No mês de Janeiro, um acontecimento parou o mundo: o terremoto no Haiti (12/01/2010), que trouxe a morte de aproximadamente 200 mil pessoas. Esse terremoto teve 7 graus de magnitude na escala Richter, e aconteceu a cerca de 10 km de profundidade. Isso foi o suficiente para praticamente destruir o país, que já era o mais pobre da América.

Outra catástrofe que apavorou o mundo no dia 27/02/2010 foi o terremoto no Chile, que provocou mais de 300 mortes. Esse terremoto teve magnitude de 8,8 graus e ocorreu a 35 km de profundidade.

Houve ameaças de tsunami, que foram descartadas. Mas isso não deixou de ser algo marcante.

Muitos ficaram sabendo desses terremotos, mas também ocorreram outros dois.

Um no leste da Turquia, no dia 08/03/2010, que deixou 51 mortos, teve 6 graus de magnitude e profundidade de 5 km. Além disso, aconteceram mais de 20 tremores secundários.

O outro foi o terremoto no Japão, que teve 7,2 graus de magnitude na escala Richter, ocorreu a 8 km de profundidade e provocou cerca de 6 mortes.

Mas por que terremotos com um maior grau de magnitude deixam menos danos e mortes do que um que teve uma magnitude menor?

Bem, os terremotos que aconteceram no Japão e no Chile , por exemplo, não trouxeram tantos danos quanto o terremoto no Haiti pois aqueles países têm uma melhor economia, o que proporcionou a construção de estruturas firmes, bem fixadas no solo. Já no Chile e na Turquia, os terremotos ocorreram no mar. No Haiti, além das péssimas condições financeiras e das horríveis estruturas, o terremoto teve uma profundidade muito próxima do solo, o que não ocorreu nos demais paises.

Além disso, outros terremotos que não foram citados e muito pouco divulgados, aconteceram nesse início de ano.

Realmente, 2010 começou sacudindo o planeta!


Fontes:

wikipedia.org

g1.globo.com

folha.com.br


Pesquisa:

Maria Elisa O. Fonseca

Melissa de Barros Alvarenga Dias

Felipe Fernandes Sampaio

Larissa Azevedo

Luiza Athouguia Abdalla


Imagens:

Débora Emília do Nascimento Ferreira

Maria Eduarda Lomba de Freitas


Texto:

Luiza Athouguia Abdalla


2 comentários:

  1. Olá meninos! O post de vocês sobre os terremotos ocorridos em 2010 ficou ótimo. Os exemplos com as comparações dos graus de magnitude e a profundidade em que elas ocorreram nos dão uma visão das consequências causadas por eles. Também adorei das comparações feitas sobre as condições financeiras dos países e o porquê desses mais pobres, em algumas situações apresentarem mais danos quando são atingidos por um terremoto. Achei a escrita de vocês muito boa e espero ainda ver muitos posts interessantes.

    Vanessa Campos, aluna do curso de Pedagogia da UFJF.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanessa! Obrigada (em nome do grupo) pelo comentário e pelo incentivo.
    Luiza Abdalla, aluna do Granbery 7M1

    ResponderExcluir