terça-feira, 20 de abril de 2010

Aliciamento de menores

Trabalho infantil

Trabalho infantil é quando crianças ou adolescentes exercem qualquer forma de trabalho quando ainda estão abaixo da idade mínima permitida para começar a trabalhar. No Brasil a idade mínima para começar a trabalhar é de 16 anos, mas mesmo assim existe muita exploração do trabalho infantil. Esse é um problema grave em nosso país, sendo que mais de 5 milhões de jovens entre 5 e 17 anos trabalham em nosso país, mesmo a lei permitindo apenas maiores de 16 anos.

Trabalho infantil é proibido por lei e é crime. Indivíduos que induzirem crianças e/ou adolescentes a esse tipo de trabalho podem ser julgados e presos.

Pode parecer estranho, mas em nosso dia-a-dia nos deparamos com várias formas de trabalho infantil. Um exemplo disso são as crianças e adolescentes que, por falta de condição financeira, não vão à escola e ficam ajudando seus pais a catar papelão, plástico e metal (por exemplo) pelas ruas da cidade. Outro exemplo é quando estamos na praia, são muitos jovens, principalmente crianças entre 12 e 15 anos, que ficam andando pela praia pegando latinhas de cerveja, suco e refrigerante. São jovens iguais a nós, que deveriam ter as mesmas condições de ir para escola estudar ao invés de trabalhar duro para ajudar no sustento da família. Mas, infelizmente isso não é possível devido à desigualdade, que os impossibilita de parar de trabalhar para estudar.

Muitos não sabem, mas existe o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil que é comemorado todo ano no dia 12 de junho e tem como objetivo eliminar esse trabalho.

O governo criou um programa para retirar crianças do mercado de trabalho e colocá-las na “jornada escolar ampliada” chamado Peti (Programa de Erradiação do Trabalho Infantil). Esse programa do governo, atende crianças de 7 a 14 anos no qual a renda de cada membro da família não seja acima de meio salário mínimo. As crianças que fazem parte do Peti são obrigadas a freqüentar a escola e passam o resto do dia num centro do Peti, onde monitores desenvolvem atividades culturais, desportivas e de lazer.

No final de 2001, o Peti já havia atendido 749 353 crianças e além dele existem muitas outras organizações não-governamentais que tem programas para crianças envolvidas em trabalho infantil.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil_no_Brasil http://trabalhodecriancas.blogspot.com/2009/02/existe-algum-programa-do-governo-para.html

Vídeo escolhido para o post do mês: http://video.google.com/videoplay?docid=2528225996647331316#

REDAÇÃO FINAL: Marina, Raíssa e Flávia

PESQUISA: Marina, Antônio e Maria Antônia

PESQUISA DE IMAGENS: Marina e Hugo

Um comentário:

  1. Olá meninos!!
    O tema escolhido por vocês é muito interessante e esclarecedor, trazendo uma abordagem presente no cotidiano de grande parte da população brasileira, como foi citado no post: " são muitos jovens, principalmente crianças entre 12 e 15 anos, que ficam andando pela praia pegando latinhas de cerveja, suco e refrigerante". A pesquisa trás dados importantes para todo tipo de pessoa, que podem ajudar na luta contra esse crime, que acarreta inúmeros "problemas".

    Nathália e Maiara, alunas de pedagogia da UFJF.

    ResponderExcluir