As línguas oficiais do país são o francês e o crioulo. A moeda usada é o Gourde. Além disso, o país tem uma grande diversidade de religiões, sendo a mais adotada pela população a religião Católica, com 64% de fiéis. Mas também existem protestantes e praticantes do Vodu haitiano, entre outras.
O Haiti é uma república presidencialista com um Presidente eleito e uma Assembleia Nacional. Está dividido em dez departamentos:
1) Artibonite
2) Centre
3) Grand'Anse
4) Nippes (criado em 2003)
5) Nord
6) Nord-Est
7) Nord-Ouest
8) Ouest
9) Sud
10) Sud-Est
Possui um solo fértil, o que permitiu que se plantasse várias culturas agrícolas. Isso atraiu a atenção de países europeus, principalmente a França, de quem tornou-se colônia.
Começou produzindo o açúcar, que também é produzido hoje no país, além de banana, manga, milho, batata-doce, legumes, tubérculos e muito mais. Entretanto, como foi uma colônia de exploração francesa, seus recursos foram diminuindo cada vez mais, principalmente com a exploração do território, feita também pelos Estados Unidos.
Além disso, o país hoje é o mais pobre das três Américas (do Norte, Central e do Sul), pois quase metade da população é analfabeta, sua renda é muito baixa, existe apenas 0,7% de água potável e seu PIB (produto interno bruto) também é muito baixo.
Sua posição geográfica não é muito boa, pois está sobre a placa Caribenha (uma placa tectônica), que faz com que a região do Haiti se torne instável e propensa a terremotos, como o que ocorreu no dia 12/01/2010.
Esse grande terremoto deixou o país em ruínas, causando quedas de construções, mortes de pessoas e deixando pessoas debaixo dos escombros.
De acordo com informações vindas dos EUA, o terremoto teve 7 graus de magnitude e aconteceu a cerca de 10 km. de profundidade.
Muitos haitianos estão em todos os lugares feridos, soterrados e passando fome, dentre outros problemas. Muitas pessoas pedindo e orando por ajuda. Algumas, que ficaram presas no que sobrou de supermercados, sobreviviam dos restos de comida que lá tinham. Crianças comiam biscoito de barro, muitos bebiam a urina para continuarem vivos e não desidratarem.
A situação do Haiti está calamitosa. Eles esperam ajuda de todos, sejam em suas preces e orações, seja na ajuda para a busca e resgate. Tudo o que eles querem é que nós pensemos e nos lembremos de que eles também existem. Eles precisam que nós não sejamos egoístas e pensemos que, de algum modo, poderíamos estar no lugar deles. Não podemos deixar de agradecer porque, por alguma razão, estamos a salvo e livres desse problema. Essa é mais uma razão para ajudá-los.
Fonte: wikipedia
Texto:
- Luiza Athouguia Abdalla
- Maria Elisa Oliveira Fonseca
Pesquisa:
- Luiza Athouguia Abdalla
- Maria Elisa Oliveira Fonseca
- Maria Eduarda Lomba de Freitas
- Luiz Scheffer Algusto da Rocha
- Felipe Fernandes Sampaio
- Débora Emília do Nascimento Ferreira
Imagens:
- Larissa Azevedo
- Melissa de Barros Alvarenga Dias
QUE LEGAL =)
ResponderExcluir