1- A Primeira Geração
A Primeira geração dos consoles é formada principalmente pelo Magnavox Odyssey e o Pong. O Odyssey é conhecido por ser o primeiro console a usar cartuchos. Muitas versões do console da Magnavox foram lançados para competir com o Pong, da Atari. Ainda assim, perdeu a concorrência por sua limitação de uso e por má divulgação, já que no início era dito que o Odyssey funcionava apenas em televisores da Magnavox, numa tentativa de aumentar as vendas da marca.
2- Atari 2600
O Atari 2600 é o console mais conhecido da 2ª geração com jogos conhecidíssimos até hoje, como Pitfall, Space Invaders e Pac-Man. Ele oferecia uma variedade de cartuchos muito maior que o Odyssey, de modo que outras produtoras podiam também criar e lançar seus jogos, aumentando o tempo de “vida” do console antes de se tornar ultrapassado. Outro jogo não tão conhecido é E.T. – O Extraterreste, baseado no filme de mesmo nome. Criticado por ser muito complexo, milhões de cartuchos do jogo não foram vendidos e por isso esse jogo é freqüentemente citado como um dos grandes culpados pelo Crash dos jogos de 1983.
3- O Crash dos videogames de 1983
O Crash dos Videogames de 1983 foi quando o mercado dos jogos estava lotado de jogos com baixa qualidade e mais jogos assim continuavam sendo lançados. Chegou um momento em que todos deixaram de comprar videogames e deram preferência aos computadores. Esse momento resultou no fim da segunda geração de consoles.
4- A Terceira Geração
Durante duas gerações de consoles – A terceira e a quarta – A Nintendo “reinou” no mercado dos jogos. Começando pelo NES (Nintendo Entertainment System), ou Famicom no Japão, que foi o segundo console de mesa mais vendido de todos os tempos, perdendo apenas para o recente Nintendo Wii. Alguns jogos extremamente conhecidos ainda hoje, como Donkey Kong, Mario, Zelda, Metroid, Castlevania e Final Fantasy, tiveram início no NES, sendo Super Mario Bros. 3 ainda hoje um dos jogos anexos mais vendidos da história.
Na terceira geração começou também uma empresa que foi por muito tempo uma grande concorrente da Nintendo: A Sega, com seu console Máster System e seu veloz personagem Sonic. Apesar de ser um console com qualidade comparável ao da Nintendo, ele fez sucesso apenas na Europa pelo grande domínio que a Nintendo já possuía em todo o mundo.
5- A Quarta Geração
Na quarta geração as principais empresas continuaram as mesmas: A Nintendo, com seu SNES (Super Nintendo Entertainment System), e a Sega, com o Mega Drive. Nessa geração houve também uma grande batalha para criar jogos em CDs, e assim foram criados consoles como o CD-i, da Philips, que apesar de ter a permissão de usar personagens da Nintendo como das séries Mario e Zelda, foi um grande fracasso. Outra empresa que tentaria um console com CDs foi a Sony, que fez um acordo com a Nintendo para criar o Playstation, que seria uma expansão do Super Nintendo para usar CDs. A Nintendo, porém, desistiu do projeto e a Sony resolveu continuar sozinha. Houve também nessa geração o início da aposta da Nintendo em portáteis com seu Game Boy.
6- A Quinta Geração
A Quinta geração, diferentemente das anteriores, foi liderada pela Sony com seu Playstation, deixando para trás a Sega, com seu Saturn, e a Nintendo, com seu Nintendo 64. A Atari ainda tentava recuperar seu lugar com o Atari Jaguar, mas sem sucesso. Nos portáteis, a Nintendo ainda reinava com um novo console: O Game Boy Color.
7- A Sexta Geração
A Sexta geração foi marcada por três principais empresas: A Sony com seu Playstation 2, a Nintendo com seu GameCube e a Microsoft, uma novata no mundo dos videogames, com seu Xbox. A Sega também participou com seu Dreamcast, que lançou seu console bem antes da concorrência. Apesar disso, não teve sucesso e foi o último console da Sega, que agora lança jogos para outros consoles. A Nintendo continuava na frente dos portáteis sem nenhuma concorrência a altura com seu Game Boy Advance.
8- A Sétima e Atual Geração
A sétima geração é liderada pelos consoles Playstation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii. Como a Sega não mais lançou consoles, um jogo foi criado com os personagens da série Sonic competindo com os personagens da série Mario, o que seria inimaginável para pessoas em gerações mais antigas. Nos consoles, a Nintendo ganhou um concorrente: O PSP, da Sony. Mas nem isso a impediu de vencer novamente a concorrência. A geração é marcada por consoles com sensores de movimento, 3D e outros acessórios que fazem o possível para que o jogador se sinta cada vez mais dentro do jogo.
9- Conclusão Conforme o tempo passa, mais empresas tentam liderar o mercado de Videogames com idéias inovadoras. Além disso, mais pessoas de todas as idades são atraídas para os jogos virtuais. É provável que no futuro a indústria dos jogos mova mais dinheiro até do que outras formas de entretenimento, como os filmes, e se torne cada vez mais conhecida por todas as pessoas.Os jogos estimulam o aprendizado, a coordenação motora e ajuda a aprender novos idiomas, mas a violência ligada a eles continua sendo um ponto polemico. Segundo estudiosos os jogos influenciam usuários a associar a violência que mostra nos games como a vida real como o que se mostra nos jogos, fosse real.
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)